domingo, 29 de novembro de 2015

Teoria motivacional de Clayton Alderfer (E.R.C)

Desenvolvida pelo psicólogo Clayton Alderfer, com base na teoria de Maslow e de outras pesquisas, a teoria ERC (Teoria da Motivação) diz que a motivação pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, contudo não concorda com a Teoria de Maslow em alguns pontos básicos. Essa possibilita uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades. Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades. Devido a tal conclusão, ele diminuindo o número de níveis para três, permitindo que as necessidades continuassem fossem padrão independente do indivíduo. 

Essa teoria adota no princípio de frustração e regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita e também sustenta que mais de uma necessidade poder ser focalizada de uma única.




Os três níveis de Clayton Alderfer e como elas ocorrem:

  • Necessidade existencial

São todas as formas de desejos físicos e materiais fundamentais à sobrevivência, ou seja, as necessidades básicas de Maslow. Quando há falta desses recursos não há a satisfação das necessidades básicas de um indivíduo. Portanto, essas tendem a serem relacionadas à frustração das mesmas necessidades para outro indivíduo, pois nesse caso não há recursos suficientes para a satisfação das necessidades de ambos.

  • Necessidades de relacionamento

São as que dizem respeito ao desejo humano por relações interpessoais e sociabilidade, ou seja, a necessidade que um indivíduo tem de compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Estas relações acontecem tanto com indivíduos quanto com grupos, o que inclui família, amigos e inimigos, por exemplo. Para satisfação desse desejo, é necessária a interação com outros indivíduos em uma relação mútua e, assim, haverá satisfação ou frustração dos envolvidos nesse relacionamento tendem a ser correlacionadas. O grau de mutualidade da relação é definido pela quantidade de aceitação de ideias e sentimentos compartilhados de uma pessoa para outra. Aceitação, confirmação, compreensão e influência são elementos presentes nas necessidades de relacionamento. Tal necessidade só será considerada para o comportamento humano quando as necessidades anteriores, fisiológicas e de segurança, estiveram relativamente satisfeitas.

  •  Necessidade de crescimento

É a necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões e participar. A satisfação dessas necessidades se dá em realizar seu potencial e desenvolver competências na resolução de problemas. Ao atender a essas necessidades, a pessoa se sente mais realizada e completa como ser humano. Reconhecimento e autoestima são alguns elementos relacionados às necessidades de crescimento.

Texto pego no blog Psychoartigo

Um comentário:

  1. ALDERFER:
    O psicólogo Clayton Alderfer concordava com Maslow: a motivação do trabalhador poderia ser medida de acordo com uma hierarquia de necessidades. Se baseou na satisfação de desejos, só que sem ter que respeitar uma hierarquia. Boa a sua contribuição!!

    A Teoria ERC (ERG) contrapõe a de Maslow na ideia da rigidez hierárquica, segundo a qual o ser humano segue linearmente a satisfação de suas necessidades, mudando de um nível inferior para outro superior quando o mesmo foi substancialmente satisfeito.

    Uma pessoa pode, por exemplo, registrar o seu crescimento mesmo que as necessidades de existência ou de relacionamento não estejam satisfeitas ou todas as três categorias de necessidade podem estar operando ao mesmo tempo. Neste sentido, a proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma versão revista da teoria de Maslow, acreditando que a satisfação das necessidades não é seqüencial, mas sim simultânea.

    ResponderExcluir