Reforço Positivo: O reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo), consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente.
Reforço Negativo: O reforço negativo, ao contrário do que o nome pode sugerir, não é um estímulo que reduza a frequência do comportamento, isto é, um estímulo aversivo; reforço negativo é um estímulo que aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente.
Reforço Negativo |
Punição: A punição, por sua vez, é um estímulo aversivo que reduz a probabilidade do comportamento. A punição pode ser, também, positiva (caso em que consiste em se inserir no ambiente um estímulo aversivo, como, por exemplo, um puxão de orelha) ou negativa (caso em que consiste na retirada de um estímulo reforçador do ambiente, como na proibição que uma criança receba de assistir televisão).
Extinção: Reforços não apenas aumentam a probabilidade de incidência
no comportamento como também são utilizados para que um determinado
comportamento deixe acontecer, estimulando a não-incidência deste. Outra
ferramenta comportamental para diminuição de frequência de um determinado
comportamento é a punição positiva, pela qual se insere algo aversivo no
ambiente, ou também a punição negativa, pela qual se retira algo reforçador do
ambiente, e também a extinção, que é a retirada total do estímulo ao
comportamento do ambiente.
O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. O condicionamento clássico também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia, como o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.
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